Este blog destina-se aos alunos do 6°ano da EMEF Vila São Jorge e tem como objetivos principais a informação, sensibilização e reflexão de diversas questões alusivas ao tema "Água".
domingo, 26 de agosto de 2012
Solos e alimentação:
Quando a humanidade descobriu que, além de coletar alimentos poderia cultivá-los, o mundo se transformou. E nos dias de hoje tornou-se um desafio plantar para atender à necessidade de produção de alimentos, preservando o solo, cuidando e respeitando o meio ambiente. Isso porque as atividades agrícolas provocaram no meio ambiente grandes modificações que podem ser prejudiciais, caso os recursos naturais do solo não sejam utilizados adequadamente.
Cerca de 90% da alimentação mundial vem diretamente da agricultura. Dentre as principais lavouras mundiais, podemos destacar o trigo, arroz, milho, cevada, soja, batata, batata-doce, mandioca, aveia, cana-de-açúcar, beterraba, centeio, amendoim, coco, feijão e banana.
É importantíssimo para o futuro da humanidade conservar adequadamente o solo, a fim de que ele possa continuar fornecendo alimentos.
Agricultura sustentável:
A produção de alimentos não deve causar prejuízos ao meio ambiente; não deve liberar substâncias tóxicas na atmosfera, nas águas superficiais ou lençóis freáticos; deve preservar e restaurar a fertilidade do solo, prevenindo a erosão.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
CICLO DA ÁGUA
Observe o ciclo da água no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10818
Observe o ciclo da água no link abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10818
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Estados Físicos da Água
A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: Sólido, líquido e gasoso.
A água no estado sólido é encontrada nas geleiras, na neve ou granizo.
A água no estado sólido é encontrada nas geleiras, na neve ou granizo.
A água dos oceanos, rios, arroios, lençóis freáticos é água no estado líquido.
O vapor de água é exemplo de água no estado gasoso. Neste estado físico a água é invisível.
Um dos fatores que interferem no estado físico que a água se encontra é a temperatura.
Na natureza a água está sempre mudando de um estado físico para o outro. Estas mudanças acabam determinando o ciclo da água.
Quando a água líquida se transforma em vapor temos a vaporização. Quando esta ocorre naturalmente com o calor do sol chama-se evaporação.
O vapor de água pode transformar-se em água líquida. Este processo é a condensação e ocorre na formação das nuvens.
A água no estado líquido pode passar para o estado sólido, que é a solidificação. A passagem do estado sólido para o líquido é a fusão.
terça-feira, 1 de maio de 2012
Poluição das águas
A água é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes, podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada
Causas da poluição das águas do planeta
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos industriais e mineração sem controle.
Em função destes problemas, os governos preocupados, tem incentivado a exploração de aqüíferos (grandes reservas de água doce subterrâneas). Na América do Sul, temos o Aquífero Guarani, um dos maiores do mundo e ainda pouco utilizado.Grande parte das águas deste aqüífero situa-se em subsolo brasileiro.
Fonte: www.suapesquisa.com.br
domingo, 29 de abril de 2012
Estações de Tratamento da Água
O tratamento de água ocorre em várias etapas. São utilizados diversos produtos e métodos para sua purificação.
A água que chega à estação de tratamento recebe o nome de água bruta; é oriunda de um manancial (rio, lago, represa).
São etapas do tratamento da água:
1- Captação de água bruta;
2- Floculação: Onde é adicionado à agua um produto chamado sulfato de alumínio. Esse produto faz com que as impurezas fiquem juntas, formando flocos que são facilmente removidos.
3- Decantação: os flocos de sujeira são mais pesados do que a água e depositam-se no fundo do decantador. Somente a água das superfícies sai dos decantadores.
4- Filtração: a água passa por camadas filtrantes e fica livre de impurezas.
5- Cloração: É adicionado cloro para matar os microorganismos presentes na água.
6- Fluoretação: Em alguns casos, é também adicionado flúor à água.
Depois de todas estas etapas, a água é distribuída à população.
Fonte: Pereira, A.M et al. Perspectiva Ciências. Ed.do Brasil, São Paulo,2009.
Esquema simplificado de tratamento da água
Fonte: Revista Eletrônica de Ciências - 2008
Terra: Planeta Água
Terra: Planeta Água
A maior parte da superfície de nosso planeta está coberta por água. Apesar disso, a hidrosfera é constituída principalmente pelas águas dos oceanos e mares. Cerca de 97% de toda a água da Terra é salgada, pois nela estão misturadas sais minerais.
Se 97% da água de nosso planeta é salgada, restam apenas 3% de água doce. Destes 3%, menos de 1% está disponível para o consumo humano. O restante está nas águas subterrâneas profundas, geleiras e icebergs.
A quantidade de água do planeta não aumenta nem diminui, devido ao Ciclo da Água. Observe a figura do Ciclo da Água:
Fonte: Disponível em http//keroagua.blogspot.com.br
Apesar disso, a água é um recurso limitado. Há lugares com escassez de água e outros onde há água em abundância. Além disso, a poluição da água e destruição da natureza têm causado grandes prejuízos à população.
Fonte: Disponível em http//keroagua.blogspot.com.br
Apesar disso, a água é um recurso limitado. Há lugares com escassez de água e outros onde há água em abundância. Além disso, a poluição da água e destruição da natureza têm causado grandes prejuízos à população.
A água poluída causa diversas doenças como cólera, amebíase, disenteria, entre outras. Muitas pessoas acabam contraindo estas doenças por morarem em locais onde não há água tratada ou rede de esgoto. Isto é, muitos brasileiros não têm acesso ao saneamento básico.
O Brasil, apesar de possuir 12% da água doce do planeta, tem muitos rios comprometidos pelo esgoto doméstico e lixo industrial; além disso, é muito grave o problema do desperdício. Por isso, é muito importante economizar água. Pequenas atitudes podem fazer a diferença.
Fonte: PEREIRA, A.M. et al. Perspectiva Ciências. São Paulo, Editora do Brasil, 2009,v.1
Planeta Água. Como salvar o planeta. Editora on-line
E você? Economiza água? De que maneiras nós podemos economizar água?
domingo, 22 de abril de 2012
Os arroios no município de Portão – RS
Existem vários arroios em nosso município, mas o maior deles denomina-se Arroio Portão/Estância Velha. Este arroio percorre aproximadamente 21 quilômetros de extensão de sua nascente mais distante até a foz.
Suas nascentes localizam-se no município de Ivoti. Em seu percurso o arroio atravessa os municípios de Estância Velha e Portão e recebe efluentes industriais e esgoto doméstico. Além disso, observa-se a inexistência de mata ciliar na maior parte do arroio.
Os principais afluentes do Arroio Estância Velha/Portão são:
1) Na margem esquerda:
a) Arroio Nabinger: nasce em São Leopoldo, na vila Boa Saúde. Percorre aproximadamente 4,5 quilômetros de extensão.
b) Arroio Bopp: Origina-se ao norte da Vila Ouro Verde, em Portão. Sua extensão é de 5,5 quilômetros de extensão.
2) Na margem direita:
a) Arroio Cascalho: Tem suas nascentes no Bairro Rincão do Cascalho, em Portão. É o mais extenso dos afluentes do Arroio Estância Velha/Portão, percorrendo aproximadamente 12,5 quilômetros desde sua nascente mais distante até a foz.
b) Arroio Noque: Nasce próximo a divisa dos municípios de Portão e Capela de Santana. Atravessa a zona central do município de Portão e desemboca no Arroio Estância Velha/Portão na vila Cantão.
Figura 1 Arroio Estância Velha/Portão - Largura aproximada neste trecho: 13 metros
Texto produzido por Simone Roese Allgayer.
Assinar:
Postagens (Atom)